Cheguei o mais rápido que pude a concentração para saber o que estava acontecendo, e logo descobri um dos raptors fugiu! Procuramos ele que nem louco, foi quando, não sei porque, entrei num dos nossos helicopteros que, logo logo ia sair da ilha rumo ao continente. E la estava o raptor escondidinho, fiquei aliviado em acha-lo, por pouco o animal não vai para o continente onde poderia crescer e aterrorizar a vida de muita gente. Isso foi um alerta, prescisamos priorizar a segurança porque ela está baixa. Se um raptor com apenas 75 cm de comprimento capaz disso imagina o que um raptor de 2 metros de altura não faria...
Mas ainda bem que terminou rápido, e se eu pegar uma carro e me apressar terei tempo de chegar onde Jhonatta e Willan estão para poder ver se minhas suspeitas enquanto as cores distintas dos drios estão certas.
E não é que deu tempo! Quando eu cheguei eles estavam descarregando algumas câmeras e se preparando para soltar os Drios... E assim foi, soltamos os drios e eles começavam a correr felizes pela grama alta e minhas suspeitas se confirmaram! A cor verde clara do Drio, e as manchas marrons o camuflavam bem na grama alta. Eles ficavam bem camuflados tantos nas gramas verde claras quanto nas verde escuras.
Mas havia uma duvida, o porque do tom azulado na cabeça? Afim de ver se minha teoria estiver certa entramos no carro e passamos a perseguir um dos 5 Drios. Logo ele saiu correndo, e quando os companheiros viram isso todos começaram a correr a nossa volta! Eles corriam de cabeça baixa na grama assim não poderiamos ver o azul de suas cabeças e eles ficavam camuflados, de repente todos eles se levantam e exibem seu rosto azulado, ai abaixam a cabeça de novo e voltam a correr. De repente se erguem de novo. Foi ai que percebi. Minha teoria estava certa!
O azulado da cabeça dos Drios tinha 2 finalidades! A primeira era confundir o predador, quando levantavam a cabeça cada um longe do outro nós viamos pontos azuis em volta de nós em locais distintos, depois esses pontos sumiam (quando eles abaixavam a cabeça para voltar a correr), ai os pontos azuis na grama verde voltavam a aparecer em locais diferentes, e antes que pudessemos escolher um dos 5 pontos azuis para atacar eles voltavam a sumir, correr em alta velocidade pela grama e reaparecer em locais diferentes, lembrava muito aquele joguinho que tem uma máquina, aguns buracos, onde você segura um martelo, e tenta acertar os rostos, ai um deles se abaixa la, e outor aperecia aqui, e fica aquela coisa... Era incrível e isso porque eram apenas 5 Drios, imagina uns 20 ou 30!
Agora qual a segunda função da cabeça azulada? Simples, a localização. Quando os Drios levantavam a cabeça eles podiam ver os rostos de seus companheiros destacados na grama, assim eles podiam garantir se todos estavam bem, deste modo eles tinham uma noção de onde estava o predador, onde estavam seus companheiros, e escolher um local seguro para reaparecer longe de seu predador e longe um dos outros! Tudo isso nos leva a crer que no Jurássico os Dryosaurus viviam em planícies cheias de gramas altas e nenhuma arvore, e quando um predador aperecia eles usavam essa tecnica!
Fantásticos esses Dryosaurus!

Nenhum comentário:
Postar um comentário